SOLENIDADE COMEMORA OS TRÊS ANOS DA LEI QUE INSTITUI O “SETEMBRO CIDADÃO” EM PARNAMIRIM

Os três anos da Lei Ordinária Municipal nº 1.731/2015, que institui o “Setembro Cidadão” no município de Parnamirim, foi celebrada durante sessão solene na manhã desta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Parnamirim.

De proposição da vereadora Vandilma Oliveira (MDB), a sessão contou com a participação de autoridades do poder público, além de profissionais e alunos da rede municipal de educação, que juntos reafirmaram o compromisso com as questões de cidadania da cidade e do país.

“A realização desta sessão solene, nada mais é, do que a união de esforços, de muitos envolvidos, com o objetivo de conseguirmos desempenhar o nosso papel de cidadãos, típicos e participativos, nessa sociedade muitas vezes tão disforme e competitiva. Tenho muito orgulho de poder celebrar esta lei”, frisou a vereadora Vandilma Oliveira.

Na ocasião, a ação contou com a apresentação de flautistas, todos alunos da rede municipal de educação e a leitura e interpretação de um texto do sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho, feita pela aluna Sara Marques da Escola Edmo Pinheiro.

Os idealizadores do projeto ‘Setembro Cidadão’,o juiz de direito Jarbas Bezerra, e a advogada Lígia Limeira estiveram presentes na solenidade. Jarbas discursou sobre a importância de se ter uma lei que não apenas institui, mas também possibilita lembrar e comemorar o direito de ser cidadão. “Parabenizo o que se comemora hoje aqui, que é a continuação de um projeto iniciado há três anos, pois isto é que faz a cidadania, isto é o que possibilita diariamente que possamos exercer algo tão importante para todos nós brasileiros”, afirmou o juiz.

Ao término da sessão, gestores e representantes de escolas municipais receberam um certificado de homenagem pela participação nas festividades de cidadania desenvolvidas no município durante o mês.

Escolas agraciadas:

Escola Municipal Arthur da Costa e Silva

Escola Municipal Ivanira Paisinho

Escola Municipal Francisca Bezerra

Escola Municipal Francisca Fernandes

Escola Municipal Enedina Eduardo

Escola Municipal Edmo Pinheiro Pinto

Escola Municipal Maura de Morais

Escola Municipal Alzelina de Sena

Escola Municipal Nossa Senhora da Guia

Escola Municipal Osmundo Faria

Escola Municipal Emérito Nestor Lima

Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães

Setembro Cidadão

O Projeto Setembro Cidadão, através de proposta enviada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através de iniciativa do Juiz Jarbas Bezerra e da Advogada Lígia Limeira, tendo sido submetida e aprovada à unanimidade pela Assembleia Legislativa, surgindo a Lei Complementar No 494/2013, que além de instituir o mês da cidadania (Setembro Cidadão), também criou o dia 10 de Setembro como sendo o dia Estadual da Educação Cidadã.