CAMINHADA E PALESTRA MARCAM ABERTURA DO ‘OUTUBRO ROSA’ NA CÂMARA DE PARNAMIRIM

Na manhã desta sexta-feira (05), a Câmara Municipal de Parnamirim abriu sua programação alusiva ao mês de combate ao câncer de mama – ‘Outubro Rosa’ – com uma caminhada seguida de uma palestra educativa na sede do legislativo. A ação reuniu servidoras da Câmara, profissionais de saúde, população e vereadores.

A caminhada, que teve início na unidade básica de saúde do bairro Cohabinal, seguiu em direção à Câmara. Na chegada, as participantes puderam desfrutar de um café da manhã. Em seguida, tiveram uma palestra com o médico mastologista e vereador da casa, Dr. Yuri, que explicou as principais informações sobre o tema e logo em seguida tirou as dúvidas dos participantes.

O presidente da Câmara, vereador Irani Guedes, destacou a importância de se propagar o Outubro Rosa. “A comemoração do Outubro Rosa já é uma tradição aqui na Câmara. Além de ser um momento festivo, serve para conscientizar nossas funcionárias, seus familiares e demais pessoas sobre a importância de se realizar os exames periódicos para o diagnóstico desta doença que tem cura e precisa ser combatida”, frisou o presidente.

O evento também contou com a presença da vereadora Vandilma Oliveira.

Servidora da Câmara é protagonista na campanha deste ano

Célia Gomes dos Santos é servidora da Câmara Municipal de Parnamirim. Aos 50 anos nunca tinha feito nenhuma mamografia e não tinha o hábito de ir ao médico, “Eu nem ligava, mesmo com plano de saúde, não curtia muito ir ao médico. Somente quando completei 51 anos, atendi um pedido da minha mãe para ir fazer o exame e pouco mais de um mês eu descobri que estava com “carcinoma”, o câncer de mama.”

Celinha, como é conhecida em seu ambiente de trabalho, foi mais uma das muitas mulheres brasileiras a descobrirem o câncer de mama de repente. Mas, graças ao seu diagnóstico precoce ela conseguiu passar por esta etapa de sua vida sem maiores complicações. “Quando descobri que estava com o câncer, ele já estava em um nível alto, mas graças a Deus, mesmo neste nível alto era considerado em estado inicial. Isso foi fundamental para o excelente resultado do meu tratamento”, conta Celinha.