Comunicado

"Pela troca de servidores, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Parnamirim estará fora do ar até as 16:00 horas de hoje, dia 2 de junho de 2016. Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno."

AUDIÊNCIA NA CÂMARA DEBATE O COMBATE AO SUICÍDIO E REFORÇA VALORIZAÇÃO DA VIDA

A prevenção ao suicídio e a valorização da vida foram discutidos durante audiência pública, na tarde desta quarta-feira (26), na Câmara de Parnamirim. Com o tema: ‘Setembro Amarelo – Quebrando o Silêncio’, a audiência reuniu servidores, profissionais da saúde, líderes religiosos e população. A ação foi de propositura dos mandatos da vereadora Vandilma Oliveira(MDB) e do vereador Binho de Ambrósio(SD). 

Um dos propositores, o vereador Binho de Ambrósio abriu os discursos. Ele agradeceu a todos pela presença e destacou a importância de se debater a temática. “É importante quebrarmos essa questão do suicídio que ainda é considerado um tabu. Então, estamos aqui esclarecendo a população que o suicídio necessita ser combatido, e precisamos ouvir o próximo, pois aquele que está sofrendo calado necessita de ajuda”, afirmou Binho. 

Durante quase às duas horas de audiência, as principais causas do suicídio e mensagens de valorização da vida foram evidenciadas nas falas das autoridades presentes. A assistente social Clarize Rayane, palestrou sobre os sintomas da depressão e suicídio. 

O pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Paulo Jacinto, falou sobre o projeto “Quebrando o Silêncio”. “Nós trabalhamos com ações de prevenção contra o suicídio durante todo o ano. E o objetivo principal é sairmos das quatro paredes indo à sociedade”, explicou. 

Ao final, a vereadora Vandilma Oliveira destacou o momento do debate e reforçou que o legislativo atua junto aos órgãos competentes nas ações do Setembro Amarelo. “Já tivemos projetos de leis aprovados nesta casa que trata sobre o tema. Então, nós enquanto legisladores e cidadãos, devemos lutar para conscientizar em todo o momento as pessoas que por ventura estejam sofrendo caladas”, disse. 

A audiência também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Irani Guedes, representantes da área da saúde e população. 

VOLTAR