AUDIÊNCIA DEBATE QUESTÕES DOS VOOS DA FAB EM PARNAMIRIM

A atividade aeronáutica em Parnamirim foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal. De proposição do vereador Dr. Yuri Adrenovitch (PSDC), a ação foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Irani Guedes (PRB) e contou com a participação de representantes da Força Aérea Brasileira no estado e de demais autoridades relacionadas à atividade da aviação.

Abrindo a discussão, o médico e doutor em medicina aeronáutica, Dr. Manoel Gadelha, detalhou como os ruídos oriundos em voos constantes, decorrentes da atividade aeronáutica, podem acarretar em problemas de saúde. “Estudos, inclusive internacionais, comprovam que a exposição contínua a níveis elevados de ruídos pode levar o indivíduo a adquirir uma série de doenças oriundas da poluição sonora. Hipertensão arterial, acidente vascular cerebral – o AVC, infarto e algumas outras, já foram comprovadas como doenças que podem ser desencadeadas devido ao excesso de barulho”, explicou o médico.

O comandante da ALA 10 em Parnamirim, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros justificou o porquê do aumento das ocorrências a respeito dos ruídos ocasionados pelos voos locais. “Anualmente, recebemos cem aspirantes da Força Aérea que vêm realizar suas especializações aqui na ALA 10. Todas as atividades e o elevado número de treinamentos têm um embasamento legal, assim como os voos de baixa altura, que são feitos dentro do circuito de tráfego aéreo, cumprindo as normas aeronáuticas. Temos realizado nossas atividades de instruções aéreas e nossas missões, sempre tentando atenuar os impactos à população local”, frisou o comandante Medeiros.

Ao final,  antes de encerrar a audiência,o vereador Dr.Yuri fez algumas ponderações a respeito de soluções construídas ao longo do debate, como adaptações aos treinamentos que cause menos ruído à população, uma elaboração específica de estudos com base na discussão, reuniões entre os poderes e FAB, dentre outras.

A audiência também contou com a presença do delegado Márcio Pérsico, da Delegacia do Meio Ambiente do estado, o vereador Ítalo Siqueira (PSD), além de representantes de condomínios residenciais do município que aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas a respeito da temática da audiência.