Comunicado

"Pela troca de servidores, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Parnamirim estará fora do ar até as 16:00 horas de hoje, dia 2 de junho de 2016. Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno."

Audiência debate importância de políticas para pessoas com autismo e síndrome de down

A busca de soluções e construção de mais políticas públicas para melhorar a acessibilidade dos serviços as pessoas com autismo e síndrome de down em Parnamirim foram debatidas em audiência pública na manhã desta sexta-feira(12), na Câmara de Vereadores. 

A ação foi de propositura da vereadora Kátia Pires(PTC) e reuniu demais parlamentares da casa legislativa, autoridades ligadas a temática, associações e portadores do autismo e síndrome de down. 

Kátia coordenou a discussão e destacou a importância de debater a temática. “Um assunto que pouco tem sido debatido e muito tem preocupado a sociedade, principalmente quem convive com essas síndromes. Então, este é o momento para debatermos a construção de políticas mais eficientes que possam melhorar a acessibilidade das pessoas com essas necessidades aos serviços”, reforçou. 

A gerente de Desenvolvimento da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Myriam Juliasse, apresentou ações e projetos desenvolvidos pelo setor. “Hoje nós contamos com 550 alunos especiais com laudo e mais 252 sem laudo, num total de 802 alunos em nossa rede, que tem desenvolvido diversas ações, como a matrícula antecipada – que atende alunos com deficiências e transtorno e encaminham ao atendimento educacional especializado, além de palestras para gestores e coordenadores, formação para professores, instrutores e cursos de libras para a comunidade”, detalhou. 

O debate também serviu para ouvir relatos de mães com filhos autistas e síndrome de down, representantes de ONGs, além de apresentações musicais feitas por crianças autistas e integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE) de Parnamirim. 

Ao final da audiência, foi sugerido como a criação de um comitê de apoio ao poder executivo para fortalecer o desenvolvimento de ações inclusivas aos portadores de autismo e síndrome de down em Parnamirim. 

A audiência também contou com a presença das vereadoras Rhalessa Freire, professora Nilda e o vereador Thiago Cartaxo, além da secretária municipal de educação, Ana Lúcia.   

VOLTAR