Audiência cobra melhorias na iluminação pública de Parnamirim

A Câmara Municipal de Parnamirim realizou, na manhã desta quinta-feira (1), audiência pública para tratar sobre a questão da iluminação pública no município. A audiência foi proposta pela vereadora Fativan Alves (PSDB) que levantou questionamentos a respeito de problemas na iluminação pública da cidade.

A solenidade foi  aberta pelo vice-presidente da casa legislativa, vereador Abidene Salustiano (PSC) que em seguida passou a condução dos trabalhos à vereadora propositora Fativan Alves.

Postes sem luz, ruas escuras, e a insegurança gerada pela falta de iluminação foram algumas das demandas abordadas durante a audiência. O principal ponto questionado pela propositora, foi a demora na contratação de uma nova empresa que realize os serviços de iluminação pública. “Essa demora na questão da licitação e contratação de uma nova empresa, está fazendo com que a população sofra há pelo menos sete meses”, afirmou Fativan Alves.

Recém-empossado, o secretário municipal de Serviços Urbanos(Semsur), Charles Quadros, aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns pontos que influenciaram diretamente a demora na contratação de uma nova empresa prestadora dos serviços de manutenção na iluminação.

O novo titular da pasta respondeu a respeito dessa demora. “Irregularidades por parte das empresas que concorreram à nova licitação, impediram que o processo fosse realizado, ocasionando a derrubada da licitação, antes mesmo da anulação por parte do ministério público”, disse o secretário.

Na ocasião, esteve presente também o promotor de justiça da Promotoria do Patrimônio Público de Parnamirim, Sérgio Gouveia, que tratou a respeito da necessidade de transparência no processo licitatório, o que gerou a anulação do último edital.

Audiência possibilitou à população fazer questionamentos e cobrar iniciativas

Após a fala dos membros da mesa, o espaço foi aberto aos questionamentos da população presente no plenário Doutor Mário Medeiros. Moradores de diversas localidades puderam explanar os problemas sobre a falta de iluminação em ruas de seus respectivos bairros.

O professor Arnaldo Marques, presidente da associação dos moradores dos Loteamentos Santa Júlia e Santa Cecília, cobrou o reforço na iluminação de várias ruas que estão com lâmpadas queimadas, o que tem ocasionado o aumento no número de assaltos e a mudança do itinerário da linha de ônibus que passa no lugar.

Como proposta de resolução imediata dos problemas, o secretário Charles Quadros afirmou que, está prevista para a próxima semana a contratação em caráter de emergência, de uma empresa para realizar os serviços até que a nova licitação esteja concluída. Ainda sobre isto, o mesmo ressaltou que o dinheiro arrecadado pela taxa de iluminação está guardado e será usado em um mutirão assim que esta empresa for contratada.

A solenidade também reuniu os vereadores Ítalo Siqueira e Thiago Cartaxo, além das vereadoras Kátia Pires, e Vandilma Oliveira, além do secretário adjunto da Semsur, Gaspar Lemos e a coordenadora do PROCON Câmara, Alyne Fernandes.